O profeta Ageu nasceu na Babilônia e foi um dos que retornaram do cativeiro, sob Zorobabel, de acordo com o decreto de Ciro. Ele profetizou durante o período da reconstrução do templo, como registrado em Esdras, e ele foi o primeiro profeta chamado a profetizar depois que os judeus voltaram do cativeiro na Babilônia. Ele começou a ensinar dezesseis anos após o retorno da primeira banda a Jerusalém.
Sob o decreto de Ciro, o rei da Pérsia, Zorobabel, descendente do rei Davi, havia levado uma companhia de cativos de volta a Jerusalém. Eles montaram o altar e o trabalho no templo foi iniciado, mas o trabalho havia sido interrompido pelos samaritanos hostis e outros e, por cerca de catorze anos, quase nada havia sido feito. Esses anos de inatividade haviam entorpecido seu zelo e eles estavam rapidamente se reconciliando com a situação e, por causa de sua fraqueza, comparados com a grande tarefa que tinham diante deles, estavam começando a se desesperar ao ver seu povo e sua amada cidade e templo restaurados para aquela glória retratado por ex-profetas.
Seu objetivo era restaurar a esperança do povo e dar-lhes zelo pela causa de Deus. Isso foi realizado por meio de quatro visões distintas, cada uma das quais mostrando sua loucura por não concluir a obra, em meio a promessa de benção divina. Eles ouvem Deus dizer: “Estou com vocês e os abençoarei”. O resultado é visto pelo fato de serem capazes, apesar da oposição, de concluí-lo e dedicar em cerca de quatro anos.

1
O comando para construir o templo do Senhor.
No segundo ano de Dario, o rei, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do SENHOR por Ageu, o profeta, a Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jeozadaque, o sumo sacerdote, dizendo: Assim fala o SENHOR dos Exércitos, dizendo: Este povo diz: “Ainda não é chegada a hora, em que a casa do SENHOR será edificada”.
Então veio a palavra do SENHOR por Ageu, o profeta, dizendo: “Chegou a hora de vocês, ó vocês mesmos, habitarem em suas casas de sepultamento, e esta casa está desolada? Agora, pois, assim diz o Senhor dos exércitos: “Considerem seus caminhos”.
“Vocês semearam muito e trazem pouco;
Vocês comem, mas não tem o suficiente;
Vocês bebem, mas não estão cheio de bebida;
Vocês estão vestidos, mas não há calor;
E aquele que ganha salário
Ganha para colocá-lo em uma bolsa com furos”.
Assim diz o Senhor dos exércitos: “Considerem seus caminhos! Subam à montanha, tragam lenha e edifiquem o templo; e deleitarei com ele, e serei glorificado”, diz o Senhor. “Vocês procuraram muito, e eis que pouco; e quando o trouxeram para casa, eu soprei sobre ele. Por quê?”, diz o Senhor dos exércitos. “Por causa do meu templo, que é desolação, e todos vocês correrão para sua casa. Portanto, o céu sobre vocês retém o orvalho, e a terra o fruto dela. E pedi seca sobre a terra, e sobre os montes, e sobre o milho, e sobre o vinho novo, e sobre o azeite, e sobre o que a terra produz, e sobre os homens e sobre o gado e sobre todo o trabalho das suas mãos.
A obediência do povo.
Então Zorobabel, filho de Sealtiel, e Josué, filho de Jeozadaque, sumo sacerdote, com todo o restante do povo, obedeceram à voz do SENHOR, seu Deus, e às palavras de Ageu, o profeta, tal como o SENHOR, seu Deus, o enviou, e o povo temeu perante o SENHOR. Então falou Ageu, o mensageiro do SENHOR, na mensagem do SENHOR ao povo, dizendo: “Estou com vocês”, diz o SENHOR. E o SENHOR despertou o espírito de Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e o espírito de Josué, filho de Jeozadaque, o sumo sacerdote, e o espírito de todo o restante do povo; e vieram e trabalharam na casa do SENHOR dos Exércitos, seu Deus. No quarto e vigésimo dia do sexto mês, no segundo ano do rei Dario.
2
A glória que virá do templo do Senhor.
No sétimo mês, no vigésimo dia do mês, veio a palavra do SENHOR pelo profeta Ageu, dizendo: “Fala agora a Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jeozadaque, sumo sacerdote, e ao restante do povo, dizendo: ‘Quem ficou entre vocês que viu esta casa em sua primeira glória? E como vocês veem isso agora? Não está em seus olhos em comparação com nada? Agora, porém, seja forte, ó Zorobabel’, diz o SENHOR; ‘e seja forte, ó Josué, filho de Jeozadaque, o sumo sacerdote; e sejam fortes, todos os povos da terra’, diz o Senhor, ‘e trabalhem; porque eu estou com vocês’, diz o Senhor dos exércitos. ‘De acordo com a palavra de aliança que fiz com vocês quando saíram do Egito, assim meu espírito permanece entre vocês: não temam’.
‘Porque assim diz o Senhor dos exércitos: ‘Ainda mais um pouco, sacudirei os céus, a terra, o mar e a terra seca; e abalarei todas as nações, e o Desejado de Todas as Nações virá; encherei esta casa de glória’, diz o SENHOR dos Exércitos. ‘A prata é minha e o ouro é meu’, diz o SENHOR dos Exércitos. ‘A glória desta última casa será maior que a anterior’, diz o Senhor dos exércitos; ‘e neste lugar darei paz’, diz o Senhor dos exércitos”.
As bênçãos para um povo contaminado.
No quarto e vigésimo dia do nono mês, no segundo ano de Dario, veio a palavra do SENHOR por Ageu, o profeta, dizendo: Assim diz o Senhor dos exércitos: “Pergunte agora aos sacerdotes sobre a lei, dizendo: ‘Se alguém carregar carne sagrada na saia de suas vestes, e com sua saia tocar pão, ou caldo de carne, ou vinho, ou óleo, ou qualquer carne, será santo?’. E os sacerdotes responderam e disseram: ‘Não’”.
Então Ageu disse: “Se alguém que é impuro por um cadáver toca em algum destes, será imundo?”. E os sacerdotes responderam e disseram: “Será imundo”.
Respondeu Ageu, e disse: “Assim é este povo, e também esta nação diante de mim”, diz o SENHOR; “e assim é todo trabalho de suas mãos; e o que eles oferecem ali é imundo”.
“E agora, peço-lhes, considerem a partir deste dia em diante, antes que fosse colocada pedra sobre pedra no templo do Senhor. Como aqueles dias eram, quando se chegava a um monte de vinte medidas, havia apenas dez; quando um chegava à prensa para retirar cinquenta embarcações da prensa, havia apenas vinte. ‘Feri-lhes com rajadas, mofo e granizo em todos os trabalhos das suas mãos; todavia não se voltaram para Mim’, diz o Senhor. Considerem agora a partir deste dia em diante, a partir do quarto e vigésimo dia do nono mês, a partir do dia em que o fundamento do templo do Senhor foi estabelecido, considerem-no. A semente ainda está no celeiro? Sim, ainda não produziu a videira, a figueira, a romã e a oliveira; a partir de hoje lhes abençoarei”.
Zorobabel escolhido como sinete do Senhor.
E outra vez veio a palavra do Senhor a Ageu, no quadragésimo vigésimo dia do mês, dizendo: “Fala a Zorobabel, governador de Judá, dizendo:
‘Abalarei os céus e a terra;
E derrubarei o trono dos reinos,
E destruirei a força dos reinos dos gentios;
E derrubarei os carros e os que neles andam;
E os cavalos e seus cavaleiros descerão,
Cada um pela espada de seu irmão’.
‘Naquele dia’, diz o SENHOR dos Exércitos, ‘eu lhe tomarei, ó Zorobabel, meu servo, filho de Sealtiel, diz o SENHOR, e lhe farei como um sinete; porque eu lhe escolhi’, diz o SENHOR dos exércitos”.
