Charles Wesley, (nascido em 18 de dezembro de 1707, Epworth, Lincolnshire, Inglaterra – morreu em 29 de março de 1788, Londres), clérigo inglês, poeta e escritor de hinos, que, com seu irmão mais velho, John, iniciou a Movimento Metodista na Igreja da Inglaterra .
O mais novo e terceiro filho sobrevivente de Samuel e Susanna Wesley, Wesley ingressou na Escola de Westminster, em Londres, em 1716. Em 1726 ele foi eleito para o Christ Church College, em Oxford, onde traduziu clássicos gregos e latinos para o inglês. Durante o inverno de 1728-29, ele passou por um despertar espiritual e iniciou, com outros dois alunos de graduação, o Clube Santo. Em 1735, para ajudar seu irmão John em uma missão na Geórgia, ele aceitou ordens sagradas .
Charles estava sujeito a extremos de emoção maior do que seu irmão, e seu desespero espiritual e exaustão física na Geórgia levaram-no a voltar alegremente para a Inglaterra depois de apenas alguns meses de estadia. Com a ajuda dos morávios, como seu irmão John, ele encontrou a paz espiritual. No domingo de Pentecostes, em 21 de maio de 1738, ele se viu “em paz com Deus”. Tornou-se um pregador muito eloquente da causa metodista e traduziu a mensagem do evangelho em hinos, que se tornaram importantes meios de evangelização.
Em 1749, Charles se casou com Sarah Gwynne; dois filhos e uma filha sobreviveram de oito filhos nascidos do casamento. Embora Charles estivesse ativo em Bristol e Londres, sua interferência no casamento proposto por seu irmão com Grace Murray causou um distanciamento entre os dois, e Charles retirou-se da liderança ativa das sociedades metodistas. Além disso, ele estava mais profundamente ligado à Igreja da Inglaterra e não aprovava os pregadores ordenadores de João. Seu trabalho como evangelista e escritor de hinos para o Metodismo , no entanto, já havia feito sua marca permanente. Ele publicou mais de 4.500 hinos e deixou cerca de 3.000 manuscritos; George Frideric Handel escreveu música especificamente para alguns deles. Entre os hinos mais conhecidos de Wesley estão Love divine, all loves excelling (Amor divino, todos os amores excelentes); Hark, the herald angels sing (Ouça, os anjos do arauto cantam); Christ the Lord is ris’n today (Cristo, o Senhor, está hoje); Soldiers of Christ, arise (Soldados de Cristo, surjam); Rejoice, the Lord is king (Alegra-te, o Senhor é rei); e Jesus, lover of my soul (Jesus, amante da minha alma).
Fonte: Britannica

